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Por que as pessoas visitam sites hoje?

Com o avanço da pandemia, pessoas no mundo todo passam mais tempo online e visitam diversas páginas. A resposta do por que visitam sites e o que procuram suprir é valiosa. Saber o que as pessoas mais procuram na internet, é muito importante! Entender o consumidor dá a chance de oferecer exatamente o que ele quer e vamos te ajudar nesse processo.
Basicamente podemos listar o uso do celular conectado à internet nas seguintes situações:
- Momentos eu quero saber: pesquisas por notícias, como emitir um documento, conhecimentos gerais e etc.
- Momentos eu quero ir: pesquisas específicas sobre um local, como uma busca por algo nas proximidades.
- Momentos eu quero fazer: pesquisas sobre como consertar um eletrodoméstico, fazer uma horta, receitas etc.
- Momento eu quero comprar: pesquisas de avaliações de produtos, sobre o passo a passo de compra de algo grande ou pequeno.
Existem seis estados de necessidade humana que influenciam o comportamento de pesquisa do consumidor. As necessidades influenciam o comportamento de pesquisa e são as seguintes:
- Surpreenda-me
- Ajude-me
- Tranquilize-me
- Eduque-me
- Impressione-me
- Emocione-me
A estrutura Ver-Pensar-Fazer foi projetada para ajudar agências de marketing a fazer um trabalho melhor, satisfazendo as necessidades dos clientes. Estas três maneiras de interação com a Internet são a base da maioria dos motivos como consumidores ou criadores.
Visitas em sites, o que os usuários querem?
1- Querem aprender
ParáO ensino à distância sempre existiu, mas por causa do COVID-19, ele se tornou a regra.. As aulas presenciais migraram para o Google Meet, Zoom e demais salas virtuais para interação de professores e alunos. Todos nós, em algum momento, usamos sites para aprofundamento de algum tema.
Um novo curso, certificação e qualquer outra informação para nosso próprio benefício. Atualizações sobre referências e citações. Pesquisam desde gírias adolescentes, até processos políticos, sintomas de doenças e história. A internet está disponível, onde cada um aprende em seu próprio ritmo.
2- Querem comprar
Após o COVID-19, o comércio eletrônico ganhou destaque. Com as restrições da quarentena, tudo se faz online: compras no supermercado e tudo que antes era feito presencialmente, ganha espaço nos buscadores.
O gasto de dinheiro de forma online em itens de conforto, aumenta em situações de estresse. Enviar um presente de aniversário, um vale-presentes, ou até mesmo uma doação de caridade no lugar das flores em um funeral. Qualquer que seja o motivo, todos os itens necessários são procurados em sites. E outros nunca antes imaginados. Se algo não era visto na internet, hoje certamente é buscado nos e-commerces.
3- Querem entretenimento
Este é o principal motivo de muitas pessoas, fora o trabalho. Assistir filmes, vídeos ou programas de TV. Ouvir música ou jogar online, durante o estresse, essa é a válvula de escape de muitos, assim como as redes sociais.
Eventos antes presenciais sofreram adaptações e viram lives e workshops. Isso diminui distâncias, evita locomoção e aglomerações. Você faz o seu horário. Em meio à uma tarefa demorada, um fone de ouvido e a conexão com a internet colocam séries em dia. Acessível e com suas vantagens, até filmes antes lançados no cinema, mudaram para o online, assim como peças de teatro. No lugar de rostos, mensagens em chats online são lidas em tempo real.
4- Querem informações
Um mapa para um local desconhecido, saber se o delivery está disponível e o que aconteceu no mundo recentemente. Os momentos “Eu quero saber” possui entre três pesquisas mais comuns: conhecimentos gerais, comida/mercearia e compras. Antes os conteúdos eram memorizados e recuperados acessando uma enciclopédia, livros ou professores. Hoje respostas chegam em segundos. Basta um clique e o seu site pode suprir uma necessidade do usuário.
5- Querem se inspirar
Ideias de decoração, receitas novas quebrando a rotina, belas paisagens, músicas novas, museus online. Rolando feeds no Instagram ou uma leitura nova. Criadores de conteúdo e pessoas comuns, buscam inspirações. O mundo off-line oferece essa possibilidade, mas o online é ilimitado.
6- Querem contato e atualizações
Manter relações anteriores e criar novas em comunidades, fóruns, através de notícias e com o mundo. Limitações de locomoção transformaram a comunicação, antes pessoal, em um ambiente quase exclusivamente virtual. O serviço de videoconferências do Zoom, subiu sua receita em 169% atendendo às demandas da pandemia de comunicação segura.
7- Querem Conexões
O Facebook é a única maneira de interagir com alguns familiares e amigos. O Twitter pode ser usado para manter contato com colegas de trabalho, assim como o LinkedIn.
Existem algumas desvantagens no contato exclusivamente online, porém redes sociais permitem a interação com pessoas no mundo todo, dividindo interesses e gostos em comum. Compartilhar opiniões, unir-se a semelhantes e fazer novas amizades, são necessidades humanas e diversos sites são pontes desses processos.
8- Apenas estão entediados
Talvez não realmente entediados, mas sem nenhum motivo em especial, pessoas buscam olhar a internet, apenas buscando novidades e passando o tempo. Existem até sites específicos para pessoas entediadas, esperando serem surpreendidas por algo novo ou habilidades antes impensadas, como transformar o teclado do computador em um piano virtual através de um site. Se o tempo passa devagar, a internet é acessada.
Como SEO, de que forma isso tudo importa?
É importante ter em mente a motivação do usuário ao visitar um site. Um SEO pensa sob a ótica das palavras-chave, otimização buscando melhores resultados, promoção de conteúdo, sites mais rápidos...
Mas observar os prós e os contras de todas as razões listadas, é essencial. Buscamos palavras chaves, mas é preciso olhar antes de tudo, quais razões humanas levaram até esse site. Sempre existe uma demanda e ela precisa ser suprida.
Listamos aqui um pouco do comportamento do usuário em oito motivações bem humanas. Hoje não basta entender o Google, mas principalmente o comportamento e as necessidades do potencial consumidor.
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