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Maximizar cliques ou maximizar conversões?

Nas campanhas de Google Ads utiliza-se o maximizar cliques quando o objetivo é tráfego para o site, e maximizar conversões quando o objetivo é conseguir leads ou contatos.
Quando você começa uma campanha no Google Ads, precisa entender a diferença entre maximizar cliques e maximizar conversões, pois essa configuração causa alto impacto na sua campanha de acordo com o seu objetivo. Quando o objetivo da campanha é aumentar a audiência de um site, recomenda-se utilizar maximizar cliques. Já quando o objetivo é conseguir mais leads por meio de formulários ou contatos telefônicos ou por WhatsApp, recomenda-se maximizar conversões.
Normalmente as campanhas de maximizar cliques utilizam essa estratégia para conquistar mais acessos e dados para a aplicação de outras campanhas ou estratégias de marketing digital. Quando você escolhe maximizar cliques está dizendo à maquina do Google que quer anunciar para qualquer pessoa que faça a pesquisa, assim você recebe dados importantes do comportamento de público das pessoas que realizam aquelas pesquisas.
Já as campanhas de maximizar conversões são utilizas para quem quer receber contatos e leads para a empresa, muito aplicada no setor de serviços, como clínicas, advogados, contabilidade, entre outros. Quando você escolhe maximizar conversões na sua campanha de Google Ads, o Google pensa um pouco antes de entregar o anúncio para quem está pesquisando, valorizando o seu anúncio e entregando apenas para quem tem real possibilidade de conversão.
Tem diferença de preço entre maximizar cliques e maximizar conversões no Google Ads?

A diferença de preço entre maximizar cliques e maximizar conversões existe e tem alto impacto orçamentário dentro das campanhas. Quando o objetivo da campanha escolhe maximizar cliques, normalmente o CPC (Custo por Clique) é mais baixo. Já quando você escolhe o maximizar conversões, o CPC é naturalmente mais alto, mas necessita automaticamente de menos cliques para conquistar uma conversão.
É importante ressaltar que muitas empresas olham essa métrica orçamentária de forma errada, uma vez que concentram-se no CPC para avaliar se uma campanha é boa ou ruim. Nós, da KOP, sempre avaliamos que a campanha boa é aquela que converte e que tem um baixo custo de conversão, e essas métricas estão todas disponíveis quando você realiza uma campanha saudável dentro da plataforma.
Obviamente, o Custo por Conversão de uma Campanha de Google Ads tende a diminuir conforme a evolução das operações dos anúncios. Nesta avaliação é importante entender o tempo de campanha e o tamanho da otimização que está sendo realizada na campanha.
Maximizar conversões gasta mais do meu orçamento?

Como falamos anteriormente, a campanha de maximizar conversões no Google Ads traz uma série de benefícios quando o objetivo é leads e contato, pois os anúncios são entregues para usuários que realmente tem a possibilidade de conversão. Como dito, o Google pensa um pouco antes de entregar o anúncio entendendo todo um comportamento do usuário.
Entretanto, o quando você aplica maximizar conversões nas campanhas o Google vai buscar essa conversão independentemente do limite de orçamento diário que você selecionou. Ou seja, uma campanha com orçamento diário de R$100 pode atingir até 3 vezes mais durante o dia. Isso acontece porque o Google que, de qualquer maneira, entregar uma conversão para a sua empresa.
Tudo isso não significa que a sua campanha vai gastar muito a mais do que o previsto. Apesar de ultrapassar o orçamento diário em alguns dias, o Google compensa esse esforço em outros dias, respeitando assim o orçamento mensal da sua campanha.
Por isso, toda campanha de Google Ads que utiliza maximizar conversões precisa ter disponibilizado o seu saldo mensal dentro da conta, já que a qualquer momento a inteligência de máquina do Google pode ultrapassar os valores diários.
O que é o CPA Desejado?

O CPA Desejado no Google Ads é uma estratégia de configuração utilizada quando a campanha tem o objetivo de maximizar conversões. Trata-se de uma ação realizada que limita a máquina do Google sobre aumentar demais o orçamento diário para que possa buscar uma conversão.
Essa estratégia de CPA Desejado é muito boa e deve ser utilizada, mas no momento certo. A campanha precisa ter dados suficientes para que você defina uma CPA Desejado real da sua campanha, pois não adianta você definir um valor e a inteligência de máquina do Google sugerir outro. Isso acaba limitando a campanha e fazendo com que ela não tenha desempenho para buscar leads e contatos.
Normalmente, define-se o CPA Desejado de uma campanha de maximizar conversões depois de 30 dias de operação, isso caso a campanha tenha dados suficientes e não tenha tido quebra de dados, como pausas ou saldos faltantes. Quando há uma operação saudável, os 30 dias são mais do que suficientes para a definição do CPA Desejado de uma campanha.
Quando usar o maximizar cliques?

A estratégia de lances de maximizar cliques no Google Ads é usada principalmente para aumentar audiência em um site ou em alguma página específica dentro de uma ação de marketing. O maximizar cliques é conhecido por fortalezar uma base de dados em uma operação para realizar outros tipos de campanhas, como remarketing, semelhantes, entre outros.
Maximizar cliques com objetivo no Google Ads também é importante quando uma campanha nova precisa de dados suficientes para direcionar as ações. Normalmente, mesmo as campanhas que tem como objetivos de leads e contatos, iniciam com o maximizar cliques até ter dados importantes para escalar a campanha para o maximizar conversões.
A estratégia de maximizar cliques também é muito utilizada em campanhas com pouco orçamento, pois elas costumam ser mais baratas no leilão do Google Ads. Além disso, ela também é muito utilizada quando a empresa que está operando a campanha tem pouco conhecimento técnico para fazer as confirmações de tags para as campanhas de conversões.
Quando usar o maximizar conversões?

A estratégia de maximizar conversões no Google Ads deve ser utiliza quando o objetivo da campanha é conseguir mais leads ou contatos dentro de um site. Assim, a inteligência de máquina do Google pensa um pouco antes de entregar o anúncio quando ocorre um pesquisa.
Entretanto, a estratégia de maximizar conversões só pode ser usada se dentro do seu site é realizada as configurações de tags, que devem envolver formulários, botões de ligação ou whatsapp. Sem essas configurações de tags feitas corretamente dentro do seu site o Google não consegue entender as conversões e passa a ter desempenho extremamente baixo, fazendo sua campanha perder tempo e orçamento.
Por isso, para utilizar a campanha de maximizar conversões é necessário que todas as tags de conversões estejam corretamente instaladas dentro do seu site.