Atualmente, quando se fala da presença de uma marca nas redes, inevitavelmente, é preciso entender a natureza dos algoritmos do Google, sobretudo a sua aplicação de análise de dados no Google Trends.
Com a evolução dessas ferramentas, o que antes era um controle que tinha muito mais a ver com o perfil dos consumidores na plataforma, hoje, tornou-se um grande aliado das empresas para compreender quais caminhos seguir dentro da ferramenta.
Isso se dá por causa de seu robusto banco de dados de pesquisa que, ao serem analisados, podem fornecer as palavras-chave exatas para o que se está buscando.
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que está no mercado desde 2006. Seu pioneirismo é um ponto de absoluto destaque para que se possa entender a natureza e a confiabilidade do uso em uma estratégia.
Detalhando um pouco mais a sua funcionalidade, é possível entendê-la como um ranking de palavras pesquisadas por usuários.
Diante disso, um nicho que, em outro momento, poderia acabar sendo ignorado justamente pela falta de dados relevantes, agora, pode se tornar um ponto importante para o direcionamento estratégico.
Portanto, uma marca de produtos capilares e que aposta em palavras-chave que não têm relação com a busca dos clientes, pode ver nesse ranking o destaque para medicamento manipulado para crescer cabelo e estabelecer sinalizações voltadas para essa pesquisa.
Outro ponto importante para salientar é, justamente, a importância da escrita em SEO, sigla para Search Engine Optimization. Esse método consiste em adaptar as suas páginas da web para os mecanismos algorítmicos do Google.
Isso significa dizer que, ao compreender as palavras mais importantes que o Google Trends apresentou para o seu segmento, é possível otimizar o seu site para que os buscadores, ao se deparar com essa pesquisa, coloquem uma empresa em seu destaque orgânico.
Ou seja, depois dos anúncios pagos que a página vai oferecer, é possível, se bem estruturado, se posicionar de forma ainda mais proeminente.
Supondo, por exemplo, que o que se busca oferecer é um serviço de TV por assinatura. Nesse sentido, é importantíssimo que os textos do site estejam sinalizados para como e onde assinar IPTV legalizado.
Em virtude dessas orientações, é possível compreender o Google Trends como uma ferramenta primordial para a
otimização de busca de sua empresa no site. Funcionando como uma grande vitrine para diferentes produtos ou serviços.
Ao viabilizar o posicionamento de forma destacada na plataforma, é muito provável que seja possível atrair o maior número de clicks e, por consequência, estabelecer bons negócios.
Gondôlas para mercadinho é um dos melhores exemplos que podem ser dados para esse tipo de rankeamento.
Afinal, quando uma pessoa vai a um mercado onde um produto está bem posicionado, em um ambiente que o destaca, as chances de ele ser notado ele é muito maior.
Detalhando um pouco mais a questão, é essencial que sejam entendidas as etapas que deve-se seguir para a melhor compreensão dessas palavras no Google Trends.
Identificar as palavras que mais estão sendo pesquisadas, é um dos primeiros passos para entender como podemos nos posicionar.
Nesse sentido, supondo que o kit de salgados para festa infantil esteja em primeira colocação no segmento. Ou seja, possivelmente, a concorrência vai ser muito grande.
O que pode levar à necessidade de aderência a movimentos táticos no texto para conseguir um bom rankeamento, mas não necessariamente será possível estar presente entre os primeiros resultados de pesquisa.
Isso pode ser um ponto importante, uma vez que, quanto mais bem colocadas estão as palavras-chave, mais difíceis elas se tornam por causa de sua concorrência.
Entretanto, chega o momento de dar o próximo passo. Em “categorias”, é possível que seja especificado um pouco mais a busca em questão por palavras, não precisamente caindo nas armadilhas de pesquisas mais generalistas.
Se o usuário está buscando por camisetas para academia personalizadas, isso pode ser mais amplo.
Porém, se há alguma marca do segmento que a empresa venda ou, além disso, alguma especificidade do produto, é muito importante entender como esses detalhes são categorizados pela plataforma.
Outro ponto fundamental, contribuindo com a estratégia citada acima, é justamente verificar as palavras relacionadas, o que, tecnicamente, pode ser entendida com as LSI, sigla para Latent Semantic Indexing.
Ou seja, é possível entender o que a plataforma compreende como itens que se relacionam. Aula de hidroginástica com bola, por exemplo, pode estar relacionada a um espectro maior de saúde e bem-estar.
Contudo, é importantíssimo estar atento a alguns pontos. Por exemplo, é muito fácil que se perca a relevância de determinadas palavras.
E, por isso mesmo, é fundamental que seja acompanhado o seu gráfico de tendências.Isso porque essa ferramenta também é muito utilizada e disponível na plataforma.
Por fim, é válido frisar que algumas palavras podem encontrar picos de popularidade. Isso quer dizer que, a depender do período, ela pode ou não estar em alta.
Tomar esse cuidado é vital. Afinal, um
batedor de calda de sorvete pode ser muito buscado no verão, mas desaparecer no inverno.
Entendendo todas as necessidades e etapas do levantamento de palavras-chave no Google Trends, pode-se avançar para a parte de como utilizar tudo isso em SEO.
Primeiramente, para começar a aplicar o que foi destacado até aqui no artigo, é preciso fundamentar alguns pormenores da escrita em SEO. Para que a estratégia seja bem definida é preciso:
Diante disso, é possível elaborar o texto. Se o título for serviço de enfermagem domiciliar, é preciso discorrer sobre o tema de forma integral, entendendo quais serão as palavras-chave que serão inseridas para garantir que o Google rankeie da forma ideal.
É fundamental, também, que se tome alguns cuidados, sobretudo com o fato de existir a possibilidade de incidir em palavras muito procuradas e que, por isso, podem acabar sobrecarregando o site em si.
Por isso, é sempre importante que essa estratégia esteja alinhada com os desenvolvedores de sua página.
Visto isso, pode-se perceber que é possível ir adaptando a estratégia de acordo com as sazonalidades e também com o interesse do público-alvo. Para isso, é crucial que se esteja sempre analisando os resultados obtidos.
Contudo, é importante ressaltar que isso é válido para questões relacionadas à pesquisa orgânica através de mecanismos de otimização que entendem a dinâmica de rankeamento do Google e que, portanto, utilizam disso para conseguir bons resultados.
No entanto, é possível também entender esses mecanismos do Google Trends para que se possa comprar palavras e aparecer bem colocados na parte de anunciantes. Isso depende da estratégia adotada por cada usuário.
Além disso, é primordial que se esteja atento aos passos para obter boas palavras-chave. São eles:
Dito isso, não há como prosseguir sem uma boa estratégia de conteúdo em mente. Um marketing de conteúdo bem elaborado é o carro-chefe para qualquer bom relacionamento com o cliente.
Para isso, é importante compreender qual é o esforço estabelecido pelo marketing de seus concorrentes. Possuindo esse panorama, pode-se entender os conteúdos nos quais se precisa debruçar para a manutenção de uma boa relação com os consumidores.
E, por último, mas não menos importante, entender como o seu conteúdo se relaciona com os demais pares presentes na internet é fundamental.
Ou seja, quanto mais relacionado o seu conteúdo estiver com outros artigos bem rankeados no Google, melhor ele vai ser percebido pela plataforma.
Uma vez que ele funciona como uma espécie de revisão por pares credibilizados e que, portanto, informa ao mecanismo de pesquisa que o que está sendo publicado é de grande relevância.
Além, claro, de uma capacidade maior de integrar os usuários a uma lógica que cria uma espécie de ecossistema de assuntos relacionados.
Diante de todos os fatos mencionados no decorrer do artigo, é possível perceber que o Google Trends é um grande aliado para todos aqueles que querem e precisam estar bem relacionados nos mecanismos de pesquisa da plataforma.
Hoje em dia, é importante dizer que estar no Google é, também, o significado de existir como empresa em ambientes online. Afinal, não é possível criar um bom marketing de conteúdo sem uma compreensão minuciosa dos mecanismos de pesquisa.
Portanto, adaptar as necessidades de uma empresa aos algoritmos do Google é, sobretudo, a grande capacidade daqueles que possuem bons entendimentos de SEO.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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